terça-feira, 14 de maio de 2019

M = {A | A ∉ A}

Você provavelmente nunca ouviu falar na expressão M = {A | A ∉ A} e talvez nem sequer saiba o que ela significa, em resumo, é o conjunto de todos os conjuntos que não se contém, essa expressão em particular é conhecida como Paradoxo de Russell, talvez você esteja se perguntando agora, o que é um paradoxo? paradoxo, é uma coisa que contradiz a si mesma, algo que não tem como prosseguir, que sempre retorna ao ponto de origem não importa qual caminho você escolha, vou tentar te exemplificar, conhece o Paradoxo do mentiroso? pois bem, imagine o Pinóquio dizendo: "Meu nariz vai crescer agora", se crescer, ele disse a verdade, portanto o nariz não deveria crescer, contudo, se o nariz dele não crescer, ele estará mentindo e portanto o nariz deveria crescer, mas se o nariz crescer ele estará dizendo a verdade portanto o nariz não deveria crescer, e assim por diante... Bem agora você deve estar se perguntando, o que isso tem haver comigo? porque eu estou escrevendo este tipo de coisa em um lugar onde eu exponho meus sentimentos e me abro? muito simples, porque eu me sinto preso a um paradoxo, todas as minhas atitudes e momentos me trazem de volta ao mesmo lugar, e não importa o que eu queira, sempre retorno para este momento, onde estou de frente ao computador, mais uma vez frustrado ou entristecido por algum motivo, sem expectativa de que algum dia isso irá mudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário